Gabarito APP 4.Bim. 9HI

“… esse Ensaio sobre a cegueira pode ser lido inversamente como um ensaio sobre a visão. Esses cegos chegaram ao fundo do poço de onde puderam ver surgir suas fraquezas, sua arrogância, sua intolerância, sua impaciência, sua violência, a monstruosidade dos universos concentracionários. Mas assistiram também à sua própria força, à sua solidariedade, à sua generosidade, ao seu espírito revolucionário e à revisão de seus próprios preconceitos. Este, repito, é um ensaio sobre a visão: do outro, das relações humanas, das linguagens e seus clichês, da verdade, do poder e até dos gêneros literários nesse romance que, como se sabe, se quer ensaio. Porque este não é tão-somente um romance cujo assunto é a cegueira, mas também um ensaio entendido como experiência, experimentação que revele a possibilidade de enxergar para além das aparências, para além dos seus próprios limites convencionais.” (SILVA, 1999:  294)

  1. A cegueira tema da obra pode ser caracterizada como patológica ou simbólica? Justifique sua resposta.

R: Simbólica, funciona como metáfora para uma crítica social.

2. Quais, possivelmente, seriam as causas da cegueira social?

R: Individualismo e egoísmo.

3. Retome o texto de introdução e, sabendo da causa da cegueira, destaque do trecho qual seria, portanto a “cura”?

R: (…)Mas assistiram também à sua própria força, à sua solidariedade, à sua generosidade, ao seu espírito revolucionário(…).

Foucault descreveu vários processos de disciplinarização dos corpos em diferentes instituições, como colégios, fábricas, oficinas, conventos e quartéis, demonstrando que a principal característica de tais instituições é a disciplina corporal. Dentre todas as instituições disciplinares, a escola possui a maior abrangência, pois é nela que os indivíduos passam a maior parte da sua formação, até que estejam prontos para a vida adulta.

4. Sobre o trecho acima, qual instituição disciplinar é a mais notoriamente eficaz e por quê?

R: Escola, pois é nela que passamos a maior parte de nossas vidas, ingressando ainda em uma fase de formação crítica e sendo que a mesma atua não só sobre o corpo mas também, e principalmente, sobre os saberes.

Um grupo de cegos denominados pelo narrador como “cegos malvados” percebeu que se usasse da violência poderia extorquir os poucos objetos de importância financeira que porventura ainda estivessem em poder dos demais cegos, sequestrando a comida que era depositada no pátio pelos soldados. Na busca do lucro, mesmo que ilusório, os cegos malvados decidem exigir um pagamento pela entrega da comida.

5. Tal medida descrita pode parecer absurda. O problema é que sendo este ensaio um reflexo do próprio tecido social, o que é notoriamente criticada como absurda é nossa própria prática econômica. Denuncie onde este absurdo verificado na ficção ocorre na prática em sociedade.

R: Em diversos segmentos de economia capitalista, sobretudo nos que se referem à direitos civis ou sociais, ou ainda nos que agem sobre necessidades básicas.

 

 

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