SAA – 3EM A – AE1 – GABARITO

SAA – 3EM A – AE1 – GABARITO

 

 

  1. A Sociologia nasceu num momento histórico específico, repleto de conflitos e contradições sociais. Trata-se da Revolução Industrial, que trouxe grandes mudanças na História da Civilização Ocidental.

 

Busque justificar o surgimento da sociologia justamente no período citado acima.

 

R: A revolução industrial de fato caracterizou-se por um momento de contradições sociais, mas isso não torna este momento único na história da humanidade; no entanto este fato acompanhado de grande êxodo rural, desemprego, introdução de máquinas do processo de produção etc. fez com que as transformações alcançassem uma velocidade jamais vista na história da humanidade; era necessário parar e pensar a sociedade, quem se encarregou deste papel: a sociologia.

 

 

2. “O ser humano para ser social depende de um contrato limitador de seus instintos”.

 

Tal frase coube bem ao absolutismo. Analise-a quanto sua validade e atualize-a.

 

R: Sua validade findou junto ao absolutismo, momento histórico onde o Rei era representação do Estado e suas leis. Um de seus teóricos, o inglês Thomas Hobbes, acreditava no homem como seu próprio predador, daí a necessidade de limitação dos instintos. Em um ambiente democrático, em tese, o ser humano para ser social depende do cumprimento de regras estabelecidas pelo próprio corpo social.

 

O enigma de Kaspar Hauser

Hauser, supostamente com quinze anos de idade, foi deixado em uma praça pública de Nuremberg, em 26maio de 1828, com apenas uma carta endereçada a um capitão da cidade, explicando parte de sua história e outros itens que indicavam que ele provavelmente pertencia a uma família da nobreza. Entre as idiossincrasias[1] originadas pelos seus anos de solidão, Hauser odiava comer carne e beber álcool, já que aparentemente havia sido alimentado basicamente por pão e água.

 

O menino de Aveyron

No dia 9 de Janeiro de 1799 uma estranha criatura surgiu dos bosques próximos ao povoado de Saint-Serin, no sul da França. Apesar de andar em posição ereta se assemelhava mais a um animal do que a um ser humano, porém, imediatamente foi identificado como um menino de uns onze ou doze anos. Unicamente emitia estridentes e incompreensíveis grunhidos e parecia carecer do sentido de higiene pessoal, fazia suas necessidades onde e quando lhe apetecia. Foi conduzido para a polícia local e, mais tarde, para um orfanato próximo.

3. A partir dos trechos busque diferenciar as denominações: ser humano e ser social, citando as respectivas ciências interessadas no estudo de cada campo.

R: Ser humano: pertencente à espécie humana; Homo Sapiens Sapiens. A ciência interessada em seu estudo é a Biologia.

Ser social: indivíduo que pertence ao grupo social, partilhando de seus costumes e regras. A ciência interessada em seu estudo é a Sociologia.

4. Mudanças sociais são transformações estruturais da sociedade ocorrida em um curto período de tempo. Um conjunto destas mudanças, verificadas em longo prazo, formam uma evolução social, estando aqui dispensado o juízo de valor. De posse destas informações cite um fato histórico que você julga como uma evolução social e o apoie em pequenas mudanças ao longo do tempo.

R: Fato histórico: Abolição da escravatura no Brasil, datada em 13 de maio de 1888, não configura-se em fenômeno isolado senão como evolução social resultado de mudanças diversas tais quais: as leis abolicionistas como a do sexagenário e ventre-livre, que por sua vez foram resultado da proibição do tráfico negreiro através da lei Eusébio de Queiroz, que pode ter tido sua origem na lei inglesa Bill Aberdeen.

5. Analise as informações abaixo para atender a exigência da questão.

A Reforma Protestante foi um  movimento reformista cristão do início do séc. 16 que teve à frente o teólogo Martin Luther, quando, através da publicação de suas teses, em 1517 na porta da Igreja  de Wittemberg, protestou contra diversos pontos da prática católica de seu tempo, propondo, portanto uma reforma.

A Revolução Russa eliminou a autocracia[2] czarista[3], através de conflitos. O Governo Revolucionário propôs o estabelecimento do poder dos soviets[4] sob controle do partido bolchevique[5]. O resultado deste processo foi a criação da URSS, o primeiro país socialista do mundo.

(Wikipedia.org)

Os trechos apresentam, em destaque, denominações diferentes; busque conceituar as denominações (e não os fatos históricos) para estipular por que alguns eventos são tratados como reformistas enquanto outros como revolucionários.

R: Reforma: mudança localizada, parcial, específica e que pode se estender no tempo mantendo parte das estruturas reformadas.

Revolução: evolução drástica, rápida, plural, geral e que transforma as bases sociais a partir de seu radical, alterando o todo.

6. Atente-se às informações abaixo e responda ao que se pede:

Documento oficial de lançamento do PSD é assinado

Em um espaço ocupado com mais de o dobro de sua capacidade, que é de 70 pessoas, foi assinado, no início da tarde de quarta-feira, 13, o documento oficial de criação do Partido Social Democrático (PSD). O mentor da ideia e prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, foi o único a ser aplaudido ao entrar no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

http://veja.abril.com.br/ em: 13/04/2011

PSD: Partido Socialista de Direita

Agora é oficial: o PSD está lançado, com sua plataforma, que não é de esquerda, nem de direita, nem de centro. Já gastei alguns posts tentando descobrir o que de fato é esse partido(…).

http://blogs.estadao.com.br/ em: 13/04/2011.

a) A fundação de um novo partido político, noticiada pela Veja, põe em dúvida o Estadão sobre sua tendência política. Determine a origem histórica dos termos políticos Esquerda e Direita.

R: Revolução francesa, durante a assembléia, os conservadores (girondinos) representantes da alta burguesia sentavam-se à direita; enquanto que os radicais (jacobinos) representantes da pequena burguesia sentavam-se à esquerda.

 

b) Cite um partido político brasileiro que pode ser considerado de esquerda e justifique sua resposta.

 

R: PSOL, dissidente do partido dos trabalhadores, tem em seu programa as bases do socialismo, tais como a reforma agrária a socialização de bens a partir de que as instituições e a propriedade cumpram com sua função social.

 

“É só dessa maneira que podemos explicar os resultados de uma pesquisa realizada em 1988, em São Paulo, na qual 97% dos entrevistados afirmaram não ter preconceito e 98% – dos mesmos entrevistados – disseram conhecer outras pessoas que tinham, sim, preconceito. Ao mesmo tempo, quando inquiridos sobre o grau de relação com aqueles que consideravam racistas, os entrevistados apontavam com frequência parentes próximos, namorados e amigos íntimos. Todo brasileiro deve se sentir, portanto, como uma ilha de democracia racial, cercado de racistas por todos os lados”. (SCHWARCZ, Lilia Mortiz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: Cor e raça na intimidade. Em: História da vida privada no Brasil).

 

7. O preconceito acima citado é tratado como racismo, por mais desuso que seu radical tenha gozado ultimamente. Outros preconceitos baseados na intolerância ainda são comuns em sociedade. Um deles trata-se da aversão a estrangeiros.

 

a)    Como denomina-se tal prática de segregação?

 

R: Xenofobia

 

b)    Dê um exemplo antigo e outro contemporâneo onde se pode verificar tal prática.

 

R: Antigamente: a aversão, durante a segunda guerra, perante aos japoneses por parte dos brasileiros em especial no interior de São Paulo.

Atualmente: a resistência, preconceito e ignorância do processo histórico que faz com que a sociedade paulistana volte-se contra integrantes de uma colônia de trabalhadores bolivianos na cidade de São Paulo, especificamente.

 

 

geekaco.com – em 30.01.2012

 

8. O quadro acima problematiza os recentes projetos de lei estadunidenses que objetivam uma nova regulamentação para o fluxo de conteúdos na rede mundial de computadores.

 

Descreva quais são esses projetos e qual seria seu impacto social global caso aprovado.

 

R: As leis estadunidenses, especificamente, seriam PIPA e SOPA. Em âmbito nacional teríamos a lei Azeredo. A concepção básica destes projetos seria a regulamentação sobre o fluxo conteúdos na rede mundial de computadores. A ideia é garantir direitos autorais às produtoras de conteúdo (quer científicos, artísticos, jornalísticos ou com fim de entretenimento) proibindo e punindo sítios e usuários que compartilhem destes mesmos conteúdos. Seu impacto pode tanto ferir constituições nacionais: como a inviolabilidade de determinados sigilos e até mesmo a reformulação da ideia e mentalidade sobre a função da internet na sociedade.

 


[1] disposição do temperamento do indivíduo, que o faz reagir de maneira pessoal à ação dos agentes externos. Em outras palavras, é uma peculiaridade da pessoa, uma maneira diferente de ser, um modo próprio de sentir, ver a vida, reagir às coisas.

[2] Forma de governo na qual um único homem detém o poder supremo. Ele tem controle absoluto em todos os níveis de governo, sem o consentimento dos governados.

[3] Título dado ao imperador da Rússia.

[4] Conselho de delegados escolhidos entre operários, camponeses e soldados.

[5] Membro da ala majoritária do Partido Operário Social-Democrata da Rússia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s